segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Massa Corporal Magra

Aqui na Soulmkt, todos entraram na onda da “geração saúde”, menos eu. Academia, musculação, natação, surf entre outras atividades para melhorar o condicionamento físico. Ao se inscreverem na academia fizeram um teste para avaliar a massa magra e quais os exercícios mais adequados de acordo com suas necessidades.

Mas afinal de contas, o que é a massa corporal magra?

O corpo humano é constituído de dois componentes:
A massa corporal magra é aquela isenta de gordura, constituída de ossos, músculos e vísceras e a massa corporal gorda é a porção constituída de gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal).

O nosso peso corporal total é constituído de:

Peso Ósseo: Quantidade de massa corporal óssea.

Peso de Gordura: indica o valor total de gordura corporal, que inclui a gordura essencial e a gordura armazenada.

Peso Muscular: é a massa muscular que constitui o organismo. Para homens esse valor de ser no mínimo 41,8% e para mulheres 35,8% do peso corporal total.

A porcentagem de gordura refere-se ao valor percentual de gordura corporal em relação ao peso corporal total. Para homens esse valor de ser no máximo 15% e para mulheres 20%.

No momento da avaliação é medido o peso atual e após alguns cálculos básicos é definido o peso ideal.


Com toda essa dedicação da Soul aos exercícios físicos, daqui a alguns meses eu serei a única a ter massa gorda na empresa.

Nenhum comentário: