segunda-feira, 4 de junho de 2012

Reportagem Ana Maria Braga


Como limpar as panelas

Em Geral as panelas foram feitas para produzir alimentos e não para servir ou manter sob refrigeração. Retire os alimentos das panelas e os coloque em recipientes próprios tanto para servir como para refrigerar. 

Segue algumas dicas de como limpar as panelas:

Para retirar um cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe (por exemplo), coloque na panela água com folhas de chá já usadas e deixe ferver tampada por alguns minutos... poderá também, cozinhar cascas de batata, deixando ferver bem para limpar manchas de uma caçarola...

Se você deixou queimar a comida no fundo da panela, coloque um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio e deixe ferver.

Qual é a melhor maneira de limpar minha panela de Pressão?

Todos seus componentes podem ser limpos simplesmente com água quente e sabão. A Panela de Pressão em aço inoxidável pode ser levada à máquina de lavar louça.

A borracha de vedação, a válvula de funcionamento, assim como os dispositivos de segurança devem ser limpos e verificados, uns após os outros, depois de cada utilização para garantir a segurança de sua Panela de Pressão (veja seu manual de instruções).

A tampa pode ir à máquina de lavar louça desde que o módulo de comando e a borracha de vedação sejam retirados (dependendo do modelo).

As manchas podem ser removidas com uma esponja levemente abrasiva (própria para o uso de produtos com revestimento antiaderente), com detergentes ou saponáceos líquidos em pouca quantidade até atingir o resultado esperado.

Consulte sempre as instruções de uso do produto.

-Para os modelos em aço inoxidável, lave a Panela de Pressão com uma esponja não abrasiva.


Panelas de Vidro

Lavar com esponja macia e detergente neutro.

Para tirar manchas escuras, deixe em banho maria em uma solução de cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água.

Para evitar manchas, não levar a panela vazia ao fogo.


Panelas de Cerâmica

Lavar com esponja macia e detergente neutro

Antes de usar pela primeira vez, deixar de molho em banho maria por cerca de 20 minutos com água fervente, isso tira cheiro e gosto da panela.

Use preferencialmente panelas de barro ou cerâmicas ofuscadas.


Pasta para polir Panelas de Alumínio

Faça você mesmo:

Material necessário:
11 copos (americanos) de água; 1 sabão em pedra de cor amarela; 3 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo:
Rale o sabão e colocar no fogo com a água. Acrescentar o vinagre. Deixe desmanchar tudo.

Vai ficar um líquido. Deixe esfriar um pouco e distribua em potes individuais. Vai virar uma pasta.


Estas são algumas dicas, espero que seja de bom proveito para vocês.

Nenhum comentário: