terça-feira, 17 de julho de 2012

Como parecer mais interessante

Dicas de como parecer mais interessante em uma roda de amigos, em conversas de bares e até mesmo para iniciar uma conversa com desconhecidos.

Pegue papel e caneta, anote:

1. APRENDA SOBRE BONS LIVROS


Caso não tenha tempo de ler bons livros, procure por notas curtas. Você aprenderá apenas o suficiente para parecer que você leu o livro. Para um livro clássico decente isso é possível ser feito em 30 minutos ou menos. E, quem sabe, você poderá acabar se entusiasmando tanto que acabe lendo mesmo o livro e ganhar alguma ilustração real.


2. ASSISTA FILMES


Assista alguns filmes clássicos. Eles não precisam ser filmes mudos, em preto e branco, etc. (apensar de Charles Chaplin ser uma excelente e divertida dica). Apenas assista filmes bons e ruins. Alguém que possa falar sobre um ou dois bons filmes irá soar inteligente ou apenas um espertalhão. Mas alguém que possa falar sobre filmes bons e ruins e justificar a causa pela qual os classifica assim, soará inteligente.



3. APRENDA CITAÇÕES

Um grande autor disse uma vez: “A maioria das pessoas são outras pessoas. Seus pensamentos são a opinião de outros, suas vidas uma imitação, suas paixões uma citação.” Apesar de ser correto, não é um pensamento preciso quando você quer parecer esperto. A maioria das pessoas irá respeitá-lo absolutamente se você puder citar uma frase de um poema famoso, um grande drama, um comentário esperto de algum mestre literário. Há milhões de sites que o ajudarão a aprender algumas frases poéticas. Mas certifique-se de que a sua fonte é confiável, do contrário você poderá levar uma invertida ao citar algo que o autor não disse. Um bom exemplo disso é a frase “Imaginação é tudo. Ela é a prévia daquilo que a vida atrai.” Atribuída a Einstein no filme panacéia besteirol - O Segredo. Se alguém for inteligente de verdade e souber que você está errado, você parecerá um belo idiota.


4. USE PALAVRAS QUE VOCÊ REALMENTE CONHECE


Nada fará você parecer mais imbecil do que uma linguagem rebuscada. Concentre-se no que você conhece! Algumas pessoas irão objetar com o argumento que livros podem ensiná-lo novas palavras, mas você está arriscando um terrível erro. O mínimo que você deve fazer para estar seguro é olhar sempre no dicionário.  Mesmo que seja necessária uma sentença adicional inteira para explicar o conceito, vale à pena. Para você não parecer um estúpido completo use palavras cujas você sabe 100% a pronúncia e o significado. É possível encontrar profissionais que trabalham com internet pronunciarem termos do seu próprio jargão técnico (do idioma inglês) sem o mínimo de pronúncia correta e isso causa uma péssima impressão.


5. CALE-SE


Quando não souber sobre o assunto ou chegar no meio da conversa, simplesmente cale a boca e não perca a oportunidade de ficar quieto antes de falar bobagem. Quanto menos você falar, menos inconveniente e indiscreto será.


Agora anote a última e melhor dica:


Você percebeu que se fingir ser mais inteligente do que é dá um bom trabalho e muitas vezes você se arrisca transparecer a própria idiotice, portanto você poderá escolher por simplesmente tentar dedicar um pouco mais de esforço para verdadeiramente aprender coisas novas e não sentir-se uma farsa o tempo todo.

Nenhum comentário: